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Textos no game engine

No Blender, temos a possibilidade de escrever textos no Game Engine usando uma imagem no formato targa(tga) com a textura da fonte desejada. Criar essa imagem usando um editor de imagens é um pouco complicado, já que existem algumas regrinhas básicas que devem ser seguidas para que não haja problemas (A imagem tem que ser em 8 bits, em tons de cinza etc…).

Se você deseja criar suas próprias fontes para ser usado no game engine do blender, eu desenvolvi um programa que realiza esse propósito. Para dar uma conferida, de uma olhada neste link : Criar fontes para o game engine (ftBlender Interface)

Abaixo um exemplo de como ficaria essa imagem:

Inserindo Textos no Game Engine

1 – Adicione um plano (Plane):

2 – Agora você vai fazer um mapeamento UV deste plano usando a textura que você criou com o Programa “FtBlender”. O mapeamento deverá ficar em cima do primeiro caractere arroba, conforme as imagens abaixo:


O plano deverá ficar assim:

3- Nos botões “Texture Face” (F9), abilite as opções “Tex”, “Text” e “Alpha”:

4 – Agora adicione uma propriedade com o nome de “Text” (com a primeira letra em Maiúscula). Essa propriedade pode ser de qualquer tipo (float, integer, string etc…), ela é que vai definir o texto que será escrito. No nosso caso, criamos a propriedade do tipo String e colocamos o se valor como “Testando”:

Faça o teste (P). Pode acontecer de sua imagem ficar com as letras viradas, como na figura:

Se isso acontecer, você deve selecionar o plano e em “Modo de Edição”, rotacionar a malha de forma que fique na posição correta.

Criamos nosso texto no game engine. Para você modificar esse texto em tempo real, é só criar um logicbrick de forma que modifique o valor da propriedade.

Categorias:Tutoriais
  1. DivinoCampos
    dezembro 27, 2007 às 1:38 am

    Gostaria de pedir uma ajuda, como alterar a cor do objeto que criei no blender, sou novato nunca usei programa de 3D. obrigado

  2. tilopa
    setembro 16, 2008 às 11:23 pm

    Olá, será que você poderia me ajudar com material para meu filho estudar a BGE do Blender, ele tem grande interesse nesse assunto?
    Ele tem 14 anos.
    Obrigado e forte abraço para todos!

  3. diegorangel
    setembro 28, 2008 às 2:35 pm

    Olá tilopa, infelizmente o material em português da Game Engine é muito escasso. Eu tenho um manual BEEEEMMM antigo, que quando eu comecei, me foi muito útil, muita coisa mudou de lá para cá, mas esse manual ainda me é de muita serventia.

    http://www.4shared.com/file/64810025/f0b59231/Manual_Game_Engine_Blender.html

  4. Guto
    janeiro 4, 2009 às 3:06 am

    será que você podia me dar uma ajudinha aqui, eu uso o blender 2.48a e n axo esse menu “Texture Face”, procurei em todos os menus e n axei as opções alpha, tex e text, alguma ajudinha??

    • Lucas
      maio 20, 2009 às 1:09 am

      Guto, vocêprecisa estar no modo de edição para aparecer essas barras.

  5. novembro 7, 2009 às 8:17 pm

    como colocar o Mouse no blender quando aperta start game

  6. novembro 7, 2009 às 8:18 pm

    como colocar o Mouse no blender quando aperta start game to presisando de dicas ae blz sou d salvador bahia

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