Inicial > Tutoriais > Conhecendo um pouco do menu “Game Engine”

Conhecendo um pouco do menu “Game Engine”

Se você não está familiarizado com o menu Game do Blender, e tem algumas dúvidas sobre suas opções, ai vai uma pequena compilação que escrevi para poder lhe auxiliar na hora de usá-lo.

Start Game:

Começa o jogo. O atalho para essa opção é a tecla P.

Enable All Frames:

A quantidade padrão de frames por segundo no Blender é 60. Se o jogo estiver muito pesado, ele vai automaticamente diminuir essa freqüência para um número menor, evitando assim que fique lento. Mas com isso o jogo vai perder um pouco de sua “suavidade” e vai ficar “pingando”.
Habilitando a opção “Enable All Frames”, o jogo vai ser obrigado a exibir todos os seus frames, mas corre o risco do jogo ficar lento.
Obs.: É possível alterar a quantidade padrão de frames por segundo de seu jogo. Para isso vá para os botões de Cena(F10), e na aba “Format”, localize o botão “Game Framing Settings”, ao apertá-lo, vai aparecer um painel de configuração, mude a opção “Freq” para a quantidade de frames por segundo desejados.

Record Game Physics to IPO:
Transforma toda a ação executado no Game Engine do Blender em curvas IPO. Isso é muito útil para quem deseja usar o Game Engine para criar animações renderizadas com efeitos de física realísticos.

Use Blender Materials:
Habilita o uso dos materiais do Blender como textura de jogo, possibilitando o uso de vários recursos, além de se poderem usar múltiplos materiais, múltiplas texturas e curvas IPO para materiais.
Apesar de criar texturas bem melhores, essa opção só funcionar direito em computadores que tenha uma placa de vídeo com suporte OpenGL funcionando corretamente.

Show Framerate e Profile:
Com esta opção do menu marcada, a game engine irá mostrar algumas informações sobre o quão rápido o game roda e o quanto o trabalho é distribuído. Vamos entender um pouquinho dos valores que aparecem: Swap: Mostra quando tempo o jogo leva para alterar de um frame para outro (em segundos). Logo a frente deste valor, é mostrado há quantos quadros por segundo o jogo está rodando.
Os próximos valores mostram o quanto cada recurso está consumindo de trabalho do jogo. Para entendê-los melhor, vamos usar o seguinte exemplo: Dos 100% dos processos usados pelo jogo, cada recurso vai usar uma percentagem. Então, a soma de todos os recursos tem que dar aproximadamente 100%.

Show Physics Visualization:
Visualiza a ação da física nos objeto do jogo. Com essa opção habilitada, irão aparecer algumas linhas em torno dos objetos.
Linhas Vermelhas: Mostra uma caixa retangular que limita o objeto, semelhante ao modo de visualização Bounding Box do Blender. Essa caixa representa também o tamanho do objeto. Se você diminuir o valor de radius nas opções de lógica (F4), essa caixa também vai diminuir de tamanho.
Linhas Verdes: Mostra que o objeto está totalmente parado, não está sofrendo nenhuma transformação (rotação, movimento etc.).
Linhas Brancas: Mostra que o objeto está sofrendo algum tipo de transformação no jogo (rotação, movimento etc.). Quando o objeto ficar em repouso, essa linha vai automaticamente ficar verde, demonstrando que o objeto está totalmente parado.

Show Debug Properties:
Visualiza propriedades no jogo. Essa opção é muito útil para ver como suas propriedades estão comportando durante o jogo. Somente as propriedades que tiverem com o seu respectivo botão D (Print Debug Info) habilitado irão aparecer na tela. Esse botão se localiza logo a frente da propriedade.

AutoStart:
Força o jogo a começar automaticamente ao se abrir o arquivo blend. Se cancelar o jogo (ESC), o arquivo será automaticamente fechado. Se você deseja editar um arquivo com essa opção marcada, será necessário usar a opção “File->Open…” do Blender.

Categorias:Tutoriais
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário