Início > Tutoriais > Caixa de textos

Caixa de textos

Desde que fui apresentando à Game Engine do Blender, uma dúvida que vejo com uma certa freqüência nos fóruns de discussão e de algumas pessoas que me procuram é sobre como criar uma caixa de textos. Porém, essa dúvida não era só deles, era minha também…após já ter criado gigantescos scripts python que faziam esse papel, descobri que a tão árdua caixinha de texto era uma das coisas mais simples de serem implantadas na engine.
Para evitar que muitas entusiastas do blender passem pelo mesma situação que passei, vou ensinar neste artigo, como criá-la.

Definição:
A caixa de textos consiste em um campo que captura os caracteres digitado no teclado, armazenando a sequência e mostrando-a na tela.

Como Fazer:
A primeira coisa a se fazer é criar um texto do game engine. Caso haja alguma dúvida sobre como fazer, visite esse meu outro artigo sobre Textos no Game Engine

Nosso objeto texto já tem uma variável com o nome de Text. Vamos criar outra variável do tipo lógico(boolean) com um nome qualquer.
Adicione um sensor do tipo Keyboard e deixe o botão “All Keys” ativado
. No campo “LogToggle“, coloque o nome da nossa variável lógica que criamos. No campo “Target“, coloque a variável Text.

Prontinho faça o teste. Aperte (P) e digite alguma coisa. Como você pode ver, o que for digitado irá para variável Text enquanto a variável lógica define se a caixa de texto esta ativa ou não: Se o valor for True ela funciona, se for False não.

Veja na figura abaixo como ficaria nossa configuração:

Agora é só dar uma implementada ao seu gosto!

Categorias:Tutoriais
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: