Início > Dicas > Mostrar ponteiro do mouse(Python)

Mostrar ponteiro do mouse(Python)

Muitos jogos no estilo “arraste e solte os objetos” necessitam que o ponteiro do mouse esteja sempre visível. Para implantar esse recurso no seu jogo é simples, é só ligar o script abaixo a um sensor Always:

import Rasterizer
Rasterizer.showMouse(1)

Categorias:Dicas
  1. janeiro 16, 2008 às 8:43 pm

    Ola Diego, seu blog é um dos melhores que vi na net de sobre blender, já vi todos os artigos e já está nos favoritos!🙂 Este assunto do ponteiro do mouse é algo que me interessa, já vi que você entende bem da game engine do blender então eu ia te pedir uma ajuda. Sempre tive vontade de fazer algum jogo em que com o ponteiro do mouse movessemos peças no jogo. Por exemplo um jogo de “damas” em que movessemos as peças de um lado para o outro com o mouse. Por acaso não tem um tutorial sobre o assunto?🙂 Abraços

  2. diegorangel
    janeiro 17, 2008 às 10:53 am

    Ola Henrique, tutorial pronto eu ainda não tenho, mas estive a algum tempo trabalhando num script que fizesse isso da forma mais simples possível, mas acabei parando por falta de tempo (para estudar matemática, já que precisa muito🙂 ).
    Mas eu posso te ajudar sim! Vou ver se acho esse arquivo em casa e te mando. Se você quiser também, pode criar um tópico nos fóruns de Blender( Blender Brasil, Procedural) sobre o assunto, que eu vou estar disposto a te ajudar por lá!
    Mas você também me deu uma idéia, acho que um tutorial sobre esse assunto seria legal !

    Valeu!

  3. Moreno Cunha
    maio 18, 2008 às 2:10 pm

    Bom dia Diego,

    acho que não entendi direito como funciona seu script, pois quando mandei compilar o console diz não encontrar o import para Rasterizer.
    Seria algo a ser anexado aparte?

    Também gostei do blog.

  4. diegorangel
    maio 18, 2008 às 4:18 pm

    Olá Cunha, não sei se é esse o caso, mas esse script só funciona dentro da game engine do blender. Se você rodar dentro o script direto dentro do python ou rodar direto dentro do blender – sem exeucutar a game engine – não vai funcionar..

  5. Hel
    junho 4, 2008 às 10:00 pm

    Quero muito ficar fera no blender quem poder mandar dicas para mim fico muito grato.

  6. felipe
    dezembro 11, 2008 às 3:48 pm

    eu queria saber se pra fazer isso eu tenho que ter python instalado ou se e so o blender.
    e se precisar como instalo e aonde acho.

  7. diegorangel
    dezembro 11, 2008 às 5:30 pm

    Felipe, não há a necessidade de ter o python instalado para rodá-lo!
    Mas eu recomendo que vc instale o python assim mesmo, pois muitos scripts necessitam dele:
    O link para download é:
    http://www.python.org/ftp/python/2.5.2/python-2.5.2.msi

  8. Gelo
    dezembro 12, 2008 às 5:27 pm

    Olá OmegaX. Eu gostaria de saber se é possível alterar a aparência do cursor quando ele está sobre algo clicável, para ajudar a navegação de leigos. Conheço aquele método de cursor personalizado, mas gostaria de usar os do próprio sistema, como a clássica mãozinha. Vc tem alguma dica sobre?
    Grande abraço. Sou seu fã!

    Gelo

  9. FELIPE
    dezembro 14, 2008 às 9:57 pm

    cara eu to tentando faze um jogo e ñ consigo usar aquele script carro.py que vc colocou para download

  10. diegorangel
    dezembro 15, 2008 às 11:21 am

    Gelo, infelizmente na game engine do blender não é possível usar os ponteiros padrões do sistema. O que vc pode fazer é usar uma imagem semelhante a do ponteiro e suar um script python que altera esse o mesh dessa imagem!

  11. FELIPE
    dezembro 15, 2008 às 2:00 pm

    eu ja fiz tudo que tinha nas instruçoes mas o carro ñ anda o que pode ser

  12. diegorangel
    dezembro 17, 2008 às 5:03 pm

    FELIPE…cara, se vc quiser, pode me mandar o arquivo por email, que eu dou uma olhada para vc. o email é diegorangel_inf@yahoo.com.br

    Pode ser vários problemas, por isso preciso ver o arquivo… blz!

  13. FELIPE
    dezembro 17, 2008 às 7:04 pm

    blz ja mandei o email

  14. FELIPE
    dezembro 18, 2008 às 2:48 pm

    VALEU PELAS DICAS POSSO FAZE UM TUTO COM AQUELE SCRIPT
    UM DOS MEUS PRINCIPAIS ERROS ERA QUE EU NÃO SABIA QUE TINHA QUE EXECUTAR O SCRIPT

  15. Guto
    janeiro 4, 2009 às 2:52 am

    e ai diego, blz?
    Gosto muito de pessoas como voce que reservam um pouco de seu tempo para ajudar nós, que mais precisamos, então gostaria de fazer uma pergunta…
    é possivel por um ponteiro de mouse customizado na GE, não sendo oque você tem por default no PC? tipo para jogos de tiro, um ponteiro de mouse que simboliza uma mira e assim por diante

    adorei esse tuto, que apesar de simples vai me ajudar muito!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

