Início > Tutoriais > Materiais reflexivos no game engine(“Use Blender Materials” desativado)

Materiais reflexivos no game engine(“Use Blender Materials” desativado)

 

Depois que o Blender implantou a opção “Use Blender Materials” no game engine, criar texturas mais bonitas ficou bem mais fácil, especialmente no uso de materiais reflexivos. Mas esse recurso traz algumas incompatibilidades, já que alguns computadores não o suportam.

Felizmente, na boa e velha forma de se criar texturas no game engine também é possível usar materiais reflexivos, com a vantagem de seu projeto ser praticamente compatível com qualquer computador. Neste pequeno tutorial vou abortar quais são os passos necessários para conseguir essa façanha.

Primeiramente desligue a opção “Use Blender Materials”, já que não vamos utilizá-lo. Essa opção se localiza no menu Game, e por padrão, já vem ativada, como mostra a figura.

 

O objeto no qual iremos configurar a reflexão deverá ter todas as suas faces habilitadas para receber luz. Para fazer isso, entre em modo de seleção de faces (F), e selecione todas elas (A). Agora aperte a tecla W para abrir o menu Specials e selecione a opção Set Light.

 

Adicione um material ao objeto. Agora vamos ao que interessa. Para ajustar o material reflexivo vamos mexer apenas em 3 opções: Spe( aba Materials), Spec (aba Shader) e Hard(aba Shader).

 

Spec (aba Shader): Controla a intensidade da reflexão, se mudar o valor para 0, o objeto não terá nenhum efeito de reflexão.

 

Hard(aba Shader): Controla o tamanho e a suavidade, se o valor for 1(mínimo), você terá uma reflexão mais forte e dura, se for um valor maior, terá uma reflexão mais suave.

 

Spe(aba Materials): Define a cor da reflexão.

Categorias:Tutoriais
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: