Início > Tutoriais > Realtime Buttons

Realtime Buttons

Os realtimebuttons são as principais ferramentas de configuração no game engine. É a partir deles que se define o comportamento inicial dos objetos. Conhecê-los a fundo é garantir que o seu jogo tenha movimentos mais reais, se comparado a vida real.

Vamos conhecer um pouco de cada botão:

Actor: Com esse botão acionado, o game engine do blender irá levar em consideração esse objeto como uma peça importante dentro do jogo. Além disso, novas opções no Realtime Buttons irão aparecer.

Ghost: O objeto irá atravessar paredes, ele será literalmente um fantasma.

Dynamic: habilita a atuação das forças da física sobre o objeto. Além disso novas opções de configuração de física irão aparecer.

Rigidy Body: O objeto irá agir como um sólido real, ou seja, se ele estiver configurado como uma esfera, ele irá rodar como tal (ver bounds logo abaixo) .

No Sleeping : Os objetos, mesmo supostamente parados, continuam sofrendo a ação da física. Para economizar processamento, o game engine desativa a física desses objetos até que, por algum motivo, ela seja solicitada. Para evitar que a física seja desligada, é só acionar esse botão. Vale saber que a reação dos objetos sofre uma pequena alteração, na maioria das vezes imperceptível, então fique atento ao usá-la.

Mass: Define o peso do objeto. Objetos mais pesados são mais difíceis de serem movidos enquanto os mais leves são movidos com mais facilidade. Um ponto importante é que no game engine, objetos mais pesados não caem mais rápido que os mais leves. Quem estudou física sabe que, independente da massa, no vácuos todos os corpos caem na mesma velocidade. O que define a velocidade que o corpo vai cair é a resistência do ar, então, para configurar essa opção no game engine, utilize a opção Damp.

Radius: Por padrão, todo objeto do game engine fica encapsulado dentro de uma esfera, e é ela que define a colisão com outros corpos. A opção Radius define o diâmetro dessa esfera (raio multiplicado por dois).

Damp: Simula a resistência do ar ou da água. Se você quiser fazer um jogo que se passa no fundo do mar, é só colocar essa opção com um valor alto. Isso irá fazer com que o objeto caia devagar(resistência da água) .

RotDamp: Tem a mesma função que o Damp voltado para a rotação dos objetos.

Bounds

Todos os objetos que sofrem a reação da física são encapsulados dentro de um sólido. É a partir desse sólido que se calcula a colisão entre os corpos. Podemos dizer que um objeto configurado como uma esfera irá rodar com uma bola e se configurado como um cubo, ele terá a reação de um dado. Para configurar com que sólido o objeto será encapsulado, utilizamos a opção Bounds.
Podemos configurar os seguintes sólidos:

Box: Uma caixa. Sua largura, altura, e profundidade será definida pelo tamanho do objeto, se ele for alto, será uma caixa alta. Observação: quando selecionado, a opção Radius será ignorada.

Sphere: Uma Espera. Seu diâmetro pode ser configurado pela opção Radius.

Cylinder: Um cilindro esférico. Observação: quando selecionado, a opção Radius será ignorada.

Cone: Um cone de base quadrada. Observação: quando selecionado, a opção Radius será ignorada.

Convex Hull Polytope: Todas as faces do seu objeto serão calculadas para colisão, por mais disforme que seja. É a opção que consegue simular a física com mais veracidade, porém, exige muito do desempenho do jogo. Observação: quando selecionado, a opção Radius será ignorada.

É muito importante saber que esse sólidos são posicionados no objeto de acordo com o seu eixo.

Vermelho : Eixo X
Azul: Eixo Z
Verde: Eixo Y

A opção Compound faz com que o sólido abranja todos os objetos filhos parenteados com o objeto atual.

Dica útil: Se no 3DView, você pressionar o botão N, irá aparecer as propriedades do seu objeto. Matenha os ScaleX, ScaleY e ScaleZ sempre com o valor 1. Se precisar escalonar seu objeto, faça isso em modo de edição. Assim você evita muitos efeitos indesejáveis no seu jogo.

Categorias:Tutoriais
  1. Guto
    novembro 16, 2008 às 1:46 am

    mto interessante

  2. Fel
    novembro 16, 2008 às 4:06 pm

    Parabens, muito util.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: