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Como criar um “falso” toon shader

No game engine do blender, podermos usar um recurso chamado de toon shader utilizando a linguagem GLSL shaders, que simula um aspecto de “desenho” ao jogo. Mas, infelizmente, para usar o GLSL, você vai precisar de uma placa de video que tenha o devido suporte.

Mas nem tudo está perdido 🙂 . Podemos simular um falso “toon shader” que vai funcionar em qualquer computador seguindo apenas a receitinha abaixo:
Receita:

1 – Modele seu personagem ou objeto normalmente, texturize-o, coloque sua armature , se for necessário, e certifique-se que todas as normais estejam viradas para fora, como é de costume fazer em modelos criados para o game engine;
2 – Duplique o objeto(Shift +D);
3 – Entre em modo de edição(TAB), selecione todos os vértices do objeto (A) e utilize o atalho Alt+S para “estufa-lo” um pouco, de forma que fique um pouco maior que o objeto original;
4 – Ainda em modo de edição, inverta as normais do objeto duplicado de forma que todas fiquem viradas para dentro(w -> Flip Normals);
5 – Agora adicione um material nesse objeto e configure-o com a cor preta, ativando a opção “Shadeless”;

Download do arquivo blend de exemplo

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  1. EMX
    abril 4, 2008 às 2:23 am

    das coisas mais demoníacas e paranormais que já vi, essa se superou, porra meu essa parada de fazer uma copia do original, aumentar um poquim, inverter as normais, pintar de preto a copia e depois parentear foi do mal

  2. diegorangel
    abril 4, 2008 às 2:47 am

    hehehe…espero que tenha sido um elogio 🙂

  3. EMX
    abril 4, 2008 às 4:44 pm

    haUHAUhUAH nunca pensei que fazer um toon shading na GE era tão fácil XD eu tinha um exemplo mais num sabia que era assim que fazia, vlw pela graxa hehehehe

  4. gustavo
    julho 24, 2008 às 12:03 am

    cara adorei mais queria sabem como q eu fasso para a outra malha q eu pintei de preto mecher junto com o personagem

    mais eu amei cara muito loco esee negoço

  5. diegorangel
    julho 24, 2008 às 1:18 am

    Gustavo, Parenteia ela com a malha principal (Control+p)
    Se a malha tiver Armature, parenteia as duas malhas com o mesmo Armature

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