Início > Projetos > O show do Francisco

O show do Francisco

Em novembro de 2007, fui solicitado por uns clientes a desenvolver uma interação do game engine que me chamou muita a atenção, principalmente pelo seu objetivo educativo. Esse projeto levou aproximadamente um mês e meio para ficar pronto, e fiquei muito satisfeito com o resultado.
Mas antes de começar a apresentar esse projeto do game engine, vamos conhecer um pouco da história do Francisco.

A história do Francisco

Na Igreja do Evangelho Quadrangular de Barbacena/MG, durante os cultos, as crianças eram reunidas e convidadas para irem em uma sala, onde eram feitas brincadeiras e dinâmicas, enquanto seus pais e responsáveis assistiam a culto.
Para interter as crianças, passaram a usar um fantoche feito com uma cabeça de boneco e um pano para seu corpo, ao qual o batizaram de Francisco. Com o tempo, o Francisco foi ganhando a simpatia de todos, e a fama do boneco ganhou proporções tão grandes que pessoas de outras igrejas e outras cidades passaram a ir aos cultos só para conhecer o fantoche, e ele passou a receber convites para se apresentar em outros lugares.
Com isso tudo, o boneco improvisado passou a ficar precário, e decidiram modernizá-lo. O primeiro passou foi criar um concurso de desenho, onde o objetivo era criar a personagem Francisco.
O desenho vencedor foi feito pelo artista Rodrigo Godoi:

O próximo passou foi humanizar o Francisco, e foi ai que fui convidado pelos idealizadores do projeto, que já conheciam alguns trabalhos de minha autoria para outros clientes.

Idéia

O objetivo do projeto era desenvolver um fantoche virtual, baseado no desenho vencedor, onde todos os movimentos seriam controlados numa cabine através de um computador, e o resultado seria mostrado aos espectadores através de um datashow.
No Design Document, foi definido que o fantoche deveria ter algumas teclas associadas a movimentos do corpo(Ex.: tecla B=bater palmas), e que esse teclas, aos serem pressionadas juntas, deveriam associar os movimentos equivalentes a elas. Foi definido também, que, para o movimento da boca do Francisco durante as falas, seria usado um microfone, onde captaria a voz do dublador e a converteria em movimentos labiais.

Desenvolvimento

O primeiro passo foi modelar a personagem que teve uma contagem de 3426 vértices. Houve uma atenção especial com a boca e olhos, que receberiam movimentos mais complexos.

Todos os actions da armature foram feitos individualmente, separados por membro do corpo(cabeça, braços, tronco). Dessa forma facilita em associar dois actions ao mesmo tempo.
As texturas foram feitas usando o mapeamento UV comum:

Para o cenário, foi concebido que o mesmo deveria ser em um local humilde. O lugar escolhido foi a “casa de Francisco”:

O recurso mais interessante que utilizei neste projeto foi a possibilidade de converter sons capturados a partir de um microfone qualquer em movimentos labiais do Francisco. Para esse efeito foi utilizado a biblioteca externa pymedia. Caso queira conhecer um pouco como funciona essa biblioteca e como utilizei esse recurso, publiquei um post anterior sobre o assunto (https://diegorangel.wordpress.com/2008/02/24/sincronia-labial-com-o-microfone/).

Conclusão

Fiquei muito feliz em fazer esse projeto, não só pelo cunho educativo como também pelo resultado obtido. Infelizmente não vou poder disponibilizar o arquivo blend, por se tratar de um trabalho de cunho particular. Apesar disso, espero que tenha gostado do meu relato, e que de alguma forma possa tirar proveito de alguma idéia.

Até a próxima!

Capa do DVD do “O Show do Francisco”
Categorias:Projetos
  1. gaiden
    março 20, 2008 às 1:52 pm

    parabéns por mais um ótimo resultado OmegaX!
    Ficou show de bola!

  2. diegorangel
    março 20, 2008 às 8:18 pm

    Obrigado, Gaiden. Esse foi um trabalho que fiquei muito feliz em fazer, não só pelo resultado, mas porque aprendi muito também.

  3. abril 14, 2008 às 9:03 pm

    parabens diegorangel

    pelo que vi nas fotos fiko bem show.

  4. abril 14, 2008 às 9:04 pm

    se puder. poste o arquivo exe para download

  5. diegorangel
    abril 15, 2008 às 2:16 am

    Olá Bruno!
    Infelizmente não vou poder postar o arquivo executável nem o blend, por se tratar de um trabalho particular(por enquanto). Mas vira e mexe, quando me encontro com os reais donos do projeto, sempre jogo a idéia de disponibilizar o download. Um dia eles deixam…heheh

  6. junho 26, 2008 às 6:17 am

    Parece bem interessante o projeto.

    Serah que vc teria como publicar um video (youtube mesmo) com o arquivo rodando?

    Fiquei bastante curioso para ver ele em funcionamento.

    Abracos, e parabens (e obrigado) pelos artigos,
    estao muito bons

  7. Lucas Augusto Andrade de Oliveira
    setembro 4, 2008 às 11:34 pm

    Gostei demais da sua dedicação por esse projeto! Quero dizer também que você caprichou e que Deus está feliz com esse trabalho feito para a Igreja!

  1. outubro 20, 2008 às 9:41 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: