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Duelo de Força – Versão Demo – ATUALIZADO

A algum tempo atrás, um “tal” de Wesley Coelho me adicionou no msn. Conversei um bocado e ele me pediu ajuda no seu projeto de final de curso na faculdade de sistemas de informação. O seu projeto consistia em desenvolver um jogo de corrida no Blender. Depois me enviou um arquivo aonde, segundo ele, havia uma “pequena” amostra do que já havia feito. Não deu outra, descobri que o cara manda BEM demais no designer.

Fiquei muito empolgado com a idéia, e passei a tocar esse projeto junto com o Wesley. Ele ficou responsável pelo modelagem e texturização, e eu com os logick bricks e python.

Ficamos trabalhando nesse jogo uns 3 meses, em nossas horas vagas e, apesar disso, conseguimos resultados muito bons.

Relação das principais implementações:

  • Física de veículos realistas aperfeiçoado;
  • Contador de voltas e de colocação;
  • Tela de seleção de carros;
  • Velocímetro;
  • Inteligência artificial do adversário.

Relação dos bugs e recursos a serem implementados:

  • Erro de script: O carro “puxa” para esquerda;
  • Sons de batida não funcionam corretamente;
  • Em computadores menos potentes, o “fade” não funciona corretamente;
  • Tela de informação na seleção de carros(não implementado);
  • Mensagem de “game over” quando o carro tomba (não implementado);

Valeu Wesley, por me dar a oportunidade de ajudar a desenvolver esse projeto.

Recomendo a todos que tiver interesse em desenvolver um jogo de corrida no Blender, que abaixe esse arquivo:

ATUALIZAÇÃO: O link foi concertado e o novo arquivo está compatível com as versões do blender 2.49 e superiores! Devido as grandes alterações entre uma versão e outra, alguns recursos não estão funcionando corretamente (O AI do oponente é um exemplo), mas o jogo está funcional.

Link de Download do arquivo(Duelo de Força)

Observação: O arquivo está no formato compactado “Rar”

Categorias:Arquivos Blend, Projetos
  1. Jhonny "Sephiroth"
    julho 7, 2008 às 11:15 pm

    Show de bola em ômega, um trabalho realmente muito legal, vc esta se sagrando um dos mestres em game engine da comunidade blenderiana brasileira, agora q estão para vir as novidades do projeto apricot (realtime shadows wow) vai ficar melhor ainda trabalhar games no blender, fora os glsl shaders. Otimo trabalho.
    t+

  2. julho 22, 2008 às 10:53 am

    E ai OmegaX? Ja nao apareces no msn entao decidi perguntar daqui mesmo:
    Estou a criar um site sobre informatica no geral e game engine do blender blender em particular, e queria colocar links dos seus projectos na seccao de downloads e os seus artigos la tambem…. Posso fazer isso?

    O site e: http://www.informatica.net78.net
    elisio@badrusoft.net

  3. diegorangel
    julho 22, 2008 às 2:47 pm

    Pode sim Elisio, fique a vontade para colocá-los.

  4. tatasoka
    julho 26, 2008 às 9:28 pm

    Muito bom! Acho que poderia ter mais carros para escolher.

    Também achei que a curva está com muita força. Se você der uma pressionada de leve nas setas o carro quase não vira, mas se segurar um pouco ele vira demais.

    Recomendei o jogo no meu blog, tem algum problema?

    http://blendertotal.wordpress.com/2008/07/26/jogo-duelo-de-forca/

  5. diegorangel
    julho 27, 2008 às 2:25 pm

    Valeu pelos comentário tatasoka. Realmente ainda tem muita coisa para ser arrumada no jogo.
    Não tem nenhum problema em recomendar o jogo no seu blog não. Afinal dee contas, esse jogo é para toda a comunidade 🙂

  6. diegosantos
    julho 28, 2008 às 1:49 pm

    Olá Diego Rangel, gostaria de saber se está interessado em fazer parceria com meu blog, escrevo sobre python, mobilidade software livre e a idéia de faze parceria com alguém que difunde uma execelente software como é o caso do blender e que dá uma funcionalidade ao python além do que muito vem dado devido ao uso pela google.

    Desculpa por estar falando isso por aqui, mas deu uma olhada no blog e não achei um outro meio de contato.

    Excelentes posts!

    Diego Santos
    http://diegosantos.wordpress.com

  7. Wesley Coelho
    julho 30, 2008 às 8:09 pm

    Fala Brother…
    Como anda os comentários do nosso projeto..?
    To de férias, mas quando voltar vamos colocar a mão na massa novamente…
    Inte…

    • leanderson
      setembro 13, 2009 às 5:36 pm

      cara apartr de hoje sou teu fã. e do rangel tambem.

  8. cleison
    julho 31, 2008 às 10:24 pm

    cara vcs fiseram tudo blender ficou legal em e so da pra fazer game de corrida nele ou da pra fazer outro tipo de game
    to querendo aprender mas so e fd

    queria so saber como mudar a nunimacao de um persogem quando e adingido
    barra de sangue como colocar porntuacao salvar o game para jogar no outro dia essa coisas basicas para um gamesinho que queria fazer so vejo paginas em ingles

    se vc puder me dar uma dica

    blz

  9. diegorangel
    agosto 1, 2008 às 3:26 am

    Cleison , valeu pelo comentário.
    Dá para fazer muitos tipos de jogos no blender. Pelo jeito você está bastante interessado em fazer o seu próprio jogo.
    Faz o seguinte entre num desses fóruns e poste sua dúvida. Eu sempre estou por lá participando dos posts:

    Blender Brasil
    Procedural

  10. outubro 1, 2008 às 11:11 am

    HEHEHE, queria saber onde baixar esse game, deve ser muito legal…

  11. novembro 16, 2008 às 11:13 pm

    Realmente o jogo é demais e alem disso é bem balanceado uma conta perfeita entre qualidade e desempenho gostei. flws

  12. novembro 17, 2008 às 11:01 pm

    Vou por ele no meu forum http://www.renderizando.ativo-forum.com não simporta né? Flws

  13. diegorangel
    novembro 18, 2008 às 12:31 am

    Fique a vontade…o jogo é nosso …hehe!

  14. novembro 18, 2008 às 11:23 pm

    Cara eu to fazendo um jogo de carro mas não consigo fazer o velocimetro sera q vc pode me ajudar??? ah e o velocimetro fai ser digital e não analogico como o seu.

  15. diegorangel
    novembro 20, 2008 às 10:36 am

    Opa Renan, blz! Para o velocimetro digital…vc vai ter que usar fontes da game engine.

    Criar fontes para o game engine (ftBlender Interface)


    A dica que lhe dou é que vc vai ter que extrair a velocidade do carro via python. O duelo de força faz isso, mas sugiro que você faça do seu jeito, pois vai depender muito dá física, do escala e de outros fatores do seu simulador. Depois, via python tb, atribua o valor extraido ao texto da game engine

  16. novembro 21, 2008 às 7:19 pm

    Hum… valeu consegui fazer o velocimetro e a IA criando empty e fazendo o track to e o fazendo seguilo a o animando para fazer as curvas… é do mesmo jeito que vc fez. bem pelo que estou aprendendo o meu jogo vai ficar legal… mas eu num sei criar no python como ele ver quem esta em primeiro, contagem de voltas e seleçao de carro… pode me ensinar ou me dizer onde axo um tutorial sobre isso??? ah e eu jah olhei no google e num axei.

    e por favor pq vc num quer me adicionar no msn???

  17. Jean H.C
    novembro 22, 2008 às 3:06 pm

    E AWE DIEGO EU QUERIA SABER COMO VC FEZ AQUELAS IMAGENS ASSIM QUE DA PLAY NO JOGO !!! VLW

  18. jonathan
    novembro 24, 2008 às 10:06 pm

    tenho uma dúvida diego

    queria saber como faz esses menus no blender

    me ensina ou me diz onde axo um tutorial sobre isso?

  19. diegorangel
    novembro 25, 2008 às 10:23 am

    Renan: te adicionei lá no MSN.

    Jean H.C: Para aquelas imagens que vao aparecendo e sumindo, o que eu fiz foi adicionar um plano que vai desaparecendo/aparecendo gradativamente, mostrando as imagens e escondedo-as. Essa plano está animado via IPO, usando o canal ColA.

    Jonathan: Bem, heeh, ainda não achei um tutorial sobre isso, mas posso te passar a dica. Para fazer aqueles indicadores de informação, você vai precisar saber usar fontes no game engine ( https://diegorangel.wordpress.com/2007/12/08/criar-fontes-para-o-game-engine-ftblender-interface/ ), e saber trabalhar com python. Tudo o que faço é transformar os valores em váriaveis globais ( https://diegorangel.wordpress.com/2007/12/15/criando-variaveis-globais-no-game-engine-python/ ), e depois carrego no fonte game engine

  20. jonathan
    novembro 25, 2008 às 11:36 pm

    QUERIA SABER TAMBEM COMO FAZ PARA SALVAR UM JOGO NO BLENDER E CONTINUAR NO OUTRO DIA.

    NO SEU TUTORIAL DE CRIANDO VARIAVEIS GLOBAIS NO GAME ENGINE PYTON QUE VOCE MANDOU EU LER, NÃO INTENDI NADA, PORQUE EU NÃO SEI QUASE NADA SOBRE O PYTHON E DAQUELA PARTE DO ADD PROPERTY NO LOGIC NÃO SEI NADA, TIRANDO ISSO EU SEI FAZER TUDO.

    É QUE EU ESTOU FAZENDO UM JOGO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, JÁ FIZ 2 AVIÕES, POR ISSO QUERO MAIS INFORMAÇÃO.

    TAMBEM EU QUERIA QUE ALGUEM ME AJUDASE NA PARTE DA PROGRAMAÇÃO PYTHON E A LOGIC, PORQUE EU NÃO SOU MUITO BEM NISSO. A MODELAÇÃO JÁ ESTA EM ORDEM

  21. renanwillian
    novembro 26, 2008 às 3:32 pm

    oi jonathan eu posso te ajudar no jogo me add no msn renanwillianraphaelsouza@hotmail.com. vlw

  22. jonathan
    novembro 26, 2008 às 9:01 pm

    não vai da para conversar no msn mas a gente pode conversar em outro lugar
    renan

  23. jonathan
    novembro 26, 2008 às 9:06 pm

    renan já pode ir criando um velocimetro(não o digital e nem analogico,vai ser como aqueles jogos de avião tipo Ace combat de play), um menu legal, essas coisas basicas como, controles, etc.

    valew renan brigadão

  24. jonathan
    novembro 26, 2008 às 9:12 pm

    queria que voce criasse aqueles sensores que quando o missl te acerta voce perde vida e sai fumaça, Inteligência artificial do adversário,Tela de seleção de aviões,Contador de bombas e missl e mais coisas. mas voce não precisa fazer depressa ,pode fazer calmo de boa.

  25. renanwillian
    novembro 27, 2008 às 2:48 pm

    Vamos comversar num topico no meu forum http://renderizando.ativo-forum.com/ dai acertamos tudo. faz o registro e dai poderemos falar.

  26. FELIPE
    dezembro 14, 2008 às 9:59 pm

    to tentando fazer um desse mas so que um pouco mais simples vc me ajuda
    ja comecei a faze os carros

  27. dezembro 15, 2008 às 11:03 pm

    Felipe se quizer eu t ajudo me add ai no msn

    renanwillianraphaelsouza@hotmail.com

  28. FELIPE
    dezembro 16, 2008 às 6:04 pm

    NO MSN Ñ DA MAIS EU ME REGISTREI NESSE FORUM TEU
    VAMOS CONVERSAR LA

  29. pudim
    dezembro 26, 2008 às 7:52 pm

    aew…
    achei muituy bacana esse site..
    vc deveria dar mais dicas pra galera aew
    flowww!!!

  30. junho 25, 2009 às 11:32 pm

    Olá Diego.Estou fazendo um game estilo 18 wheels,mas como não sei programar, não consigo fazer a carreta pegar a carga. Poderia me dar algumas dicas?

  31. Luciano Forever
    julho 10, 2009 às 10:42 pm

    rpz… eu naum cheguei a baixa ro jogo ainda + pelos comentarios estah legal.
    eu ainda sou bem fraquinho no blender, e naum sei nada nada no phyton. =/
    estou lutando pra chegar perto de vocês. huahuahahua
    quem quiser me adc pra me passar uns tutos ou me dar uma força e etc ficarei muito grato, + muiiiiiiiiiiiiiiiitO grato mesmo.
    Agradeço desde já.
    abraços fiquem com Deus..!

  32. Luciano Forever
    julho 10, 2009 às 10:43 pm
  33. Diogo Ribeiro
    agosto 10, 2009 às 1:58 pm

    Olá Diego, parabéns pelos seus trabalhos ficaram ótimos. olhei seu jogo sobre o carro e fiquei com algumas dúvidas. Eu posso falar com vc no messeger? Aí e o meu: diogo.freitas@ueg.br

  34. RafaelDriftKing
    setembro 4, 2009 às 8:56 pm

    cara muito loko esse teu game entao queria saber se posso usar o modelo das pistas
    no meu game.
    ja tenho o carro so faltava as pistas e a parte de python, esse eu script é muito bom bixo!!!!! caso certinho no q eu prescisava….
    mas a parte de textura do carro ta dificil de fazer reflexo e tal mas se vc ou seu parceiro de projeto puderem me dar algumas dicas de como fazer parecer o mais real possivel eu agradeco…..

    abraço

  35. leanderson
    setembro 13, 2009 às 5:25 pm

    tu ta loco cara, ouvi falar muito bem sobre a fisica e a inteligencia artifial desse jogo, e modelagem tu ainda diz que ajudou o cara. tu ta de parabens.
    eu até sei modelar veiculos no blender, e fazer ele andar mais a questao da fisica é orivel, e quando eu adciono textura ela não aparece na game engine só quando eu aperto shift e o p, e ainda tem o pyntho que quando eu vou digitar algo nele lá nos comandos ele se apaga. e outa coisa,não faço a minima ideia de como se adciona som no blender e nem fazer o adversario andar na geme engine. vc pode me ajudar em auguma desas mil coisa? me manda um site sobre o asunto, por favor.

  36. gustavo
    outubro 15, 2009 às 12:54 pm

    olha só achei massa o gráfico de introdução tudo , mas na hora de rodar tudo ficou voando, o que pode ser amigo, existe uma forma de corrigir este problema.

  37. Douglas Fernando
    novembro 4, 2009 às 2:16 pm

    Fala ai Diego, Blz. Kra vc foi muito com minha Cara não é? Ja faz algum tempo que deixei umas duvidas e não tive resposta. Se vc puder, por favor, me responde como faço pra fazer para meu pc dar suporte a Liguagem “GLSL” do Blender.
    Ah! Eu baixei o jogo duelo de força. Kra Achei Bacana. Os graficos muito bons, jogabilidade muito boa tbm e os carros, de+. Que pena que é só um demo. Bom trabalho a Voce e a seu amigo que desenvolveu o game.
    Pois é amigo tenho muitas duvidas sobre a game engine do blender. e gostaria de saber se vc pode me ajudar. Fik na pz kra. Deus te Abençoe e até a proxima!!

  38. Douglas Fernando
    novembro 4, 2009 às 2:30 pm

    Diego se vc me enviar a resposta manda pra esse e-mail. Pois eu pordi minha antiga senha. Só pra vc saber. Vlw, fui!!!

  39. Agnaldo
    janeiro 13, 2010 às 4:01 pm

    Cara, belo trabalho ! fico show de bola, as texturas, o cenário, o próprio carro… muito bom mesmo.
    So que não consegui testar a corrida em si. Quando a corrida começa, depois da menssagem “Vai!”, a camera fica apontando para cima e os carros não ficam na pista, eles vão pra cima e somem. O que pode estar acontencendo?

  40. Laylow Zucula
    setembro 6, 2010 às 2:45 pm

    Poxa cara, ainda tou baixando o jogo, mas só de ler o seu comentário ja fiquei impolgado, deve tar mesmo uma ferra esse jogo.

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