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Texturas Animadas na Game Engine

A maneira mais fácil de se colocar texturas animadas dentro da game engine do blender, é através da opção “Tiles”. Esse recurso é muito útil para inserir algumas animações de explosão, partículas, efeitos ou outras interações simples.
Obs.: esse tutorial só irá funcionar com o botão “Use blender materials” no menu “Game” desabilitado

Primeiramente vamos precisar de uma imagem com os quadros da animação interpolados em seqüência como a imagem abaixo. É importante observar que a animação começa do primeiro quadro da última linha.


Insira um plano no 3DView.

Mapeie o plano com a imagem da sua animação, de forma que fique com a primeira imagem da seqüencia (a primeira da última linha).

Vamos configurar a nossa animação. No “UV/Image Editor“, vá no menu “View” e clique em “Real-time Properties…“. No painel que vai se abrir, habilite os botões “Anim” e “Tiles“. Depois configure levando em consideração a sua imagem utilizada.

  • Start = Primeiro quadro da animação(zero é o primeiro quadro);
  • End = Ultimo quadro da animação(para ir até o último quadro, coloque o número de quadros menos um);
  • Speed = Velocidade de exibição;
  • X = Quantidade de quadros existentes na horizontal(no nosso exemplo, são 3 quadros);
  • Y = Quantidade de quadros existentes na vertical(no nosso exemplo, são 3 quadros).

Agora é só testar🙂 . Use e abuse de sua criatividade para criar bons efeitos com essa técnica

Download do arquivo de exemplo

  1. Junior10
    julho 28, 2008 às 12:54 am

    Show de bola, Diego, não sabia ultilizar esse recurso no blender, parabéns!

    Ps:Você sumiu lá no procedural…

  2. agosto 5, 2008 às 9:47 pm

    Cara ótimo saber desse seu site tu não faz idéia de como vai me ajudar. Principalmente por que estou desenvolvendo um projeto de um game shipshooter, e essas dicas que tu colocas aqui vai me ajudar muito .

  3. agosto 21, 2008 às 5:53 pm

    Sou só eu, o link para o arquivo não está funcionando?

    Abraços,
    Dalai

  4. diegorangel
    agosto 22, 2008 às 11:36 am

    Valeu pela observação Dalai. Realmente o link estava levando para outro local.
    Já arrumado…obrigado.

  5. Eduardo
    setembro 21, 2008 às 4:34 pm

    ae diego blz.cara como coloca particulas no GE
    se puder montar um tutorial ou me manda por mail….brigradão.

  6. diegorangel
    setembro 28, 2008 às 2:23 pm

    Blz Eduardo, para colocar partículas na GE, é só seguir esse tutorial que eu fiz. Ele já tem um tempo, então algumas funções devem estar um pouco diferentes, mas ai é só usar o bom sensor e usar do jeito novo.

    https://diegorangel.wordpress.com/2007/12/13/simulacao-de-particulas/

  7. krblla
    janeiro 13, 2009 às 3:09 am

    oi…Diego, no arquivo .blend, voce esqueceu de embalagem a imagem..

    muito bom o seu Blog…

  8. diegorangel
    janeiro 15, 2009 às 12:27 pm

    ola Krblla, obrigado pelo arquivo, realmente está faltando compactar a textura😦
    Muito obrigado pela observação.

    Graças a isso descobri também outro detalhe, nessa nova versão do blender, esse recurso NÃO ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE. Não sei se é um bug, ou se é problema do computador aqui.
    Qualquer coisa eu posta para a galera

  9. Guto
    fevereiro 9, 2009 às 10:07 pm

    Esse efeito funciona com o botão “Texture Face” na ab Game selecionado?
    Se não funciona, existe outra opção para atingir o mesmo resultado?

  10. Rodrigo
    agosto 15, 2009 às 5:09 pm

    O cara vlw agora eu consigo fazer fogo que nem o do gta san andreas.

  11. leanderson
    dezembro 18, 2009 às 6:56 am

    pessoal para que a textura animada seja animada na nova versão do bleder deve mudar la no menu de game do padrão para texture face ou o blender glsl materils.

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