Mouse Look

Vamos reinventar a roda?😀

Todos que mexem com a game engine do Blender com certeza já viram ou/e já criaram vários scripts para mouse look. E eu, com meu enorme senso de originalidade, não poderia ficar fora dessa, kk.

Para quem não sabe, mouse look é a técnica utilizada em jogos onde o mouse funciona como  a visão da câmera, de forma que movimentando-o, também se movimenta a visão do jogador. É muito utilizado nos games em primeira pessoa, onde não se vê o personagem.

O meu script não promete ser o melhor que você já encontrou na internet🙂, então não espere grande coisa dele. Meu objetivo foi montar um código o mais simples possível.

Download do script: http://www.4shared.com/file/LUOPaux6/mouse_Look_01.html

Atenção: Foi utilizado a versão 2.54b. Talvez não funcione em versões anteriores

INSTRUÇÕES DE USO:

Primeiro Passo


Adicione um objeto na cena, ele será a base do seu personagem. Configure-o de forma que o eixo Y fique apontado para onde será a frente dele e o eixo Z apontado para cima.

Adicione uma câmera logo acima do objeto e deixe-a de forma que fique apontando para a mesma direção da frente do personagem.

Parenteie a câmera com o objeto. Para isso, selecione primeiramente a câmera, e logo após o objeto, e aperte o atalho Control + P.

Segundo Passo

Abra o script no “Text Editor” do Blender. Configure um bloco lógico para que tenha um sensor “Mouse” e um controlador “Python”, conforme a imagem acima.

O nome do Sensor “Mouse” deve ser “Mouse”. Configure o controlador com o script python.

Terceiro Passo


No “Text Editor”, localize as linhas mostradas na figura. Elas são responsáveis por configurar o script. Modifique os valores das 4 variáveis ao seu gosto.

Divirta-se!🙂

  1. GustavoBelo
    outubro 16, 2010 às 11:57 pm

    Bem legal esse script…
    Você fez alguma versão para 2.49?
    Ou então poderia me ajudar a entender a lógica usada… meu msn: gustavobelo_@hotmail.com

  2. Carlos
    outubro 18, 2010 às 6:36 pm

    Parabens pelo seu trabalho com o Blender apredendo muita coisa aqui, valeu.
    Mas agora eu preciso se possivel de sua ajuda, estou trabalhado eu um projeto(jogo 3d) de ação com temática medieval a modelagem está ficando perfeita mas estou com um problema na ação, quero montar um sistema de batalha com COMBOS

  3. janeiro 6, 2013 às 4:48 pm

    Seu 2° Exemplo do arquivo ficou muito Show, era oque procurava pra começar a desenvolver um game do Blender 3D, da pra ter uma noção bem mais simples e pratica do que nos outros tutoriais que vi na web

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

