Sobre

O game engine sempre foi um mistério para os usuários do blender. Neste blog tentarem dividir as minhas experiências com essa maravilhosa ferramenta com todos os interessados no assunto.

Meu objetivo e criar um grande banco de informações sobre o game engine, para que sirva de consulta não só para mim, mas para toda comunidade interessada!

Muito obrigado pela visita!

  1. Nelson Ayres
    janeiro 10, 2008 às 12:22 am

    Excelente trabalho!

    Já fiz algumas maquetes interativas nenhuma tão bela qto a da Eloísa Malibi!

    Continue com os posts!

  2. janeiro 16, 2008 às 8:44 pm

    Excelente trabalho e parabens pela iniciativa! Está aqui um dos melhores blogs sobre o blender que há atualmente na net! Abraços

  3. tatasoka
    janeiro 21, 2008 às 3:42 am

    Paranéns Diego! Ótimo blog para aprender game engine! Da proxima vez que me perguntarem sobre isso, já sei que endereço recomendar! rsrs

    Abraços!

  4. bmnei
    abril 9, 2008 às 11:23 am

    Li o tutorial sobre normal map e achei interessante… Só que ja procurei programas para criar tal imagem só que achei apenas um (trial).
    Você poderia me indicar alguns? (ou postar no site)

  5. diegorangel
    abril 9, 2008 às 12:56 pm

    Olá Bbmnei!
    Eu utilizo, para criar os meus normal map’s, o Gimp.
    Só que para ele fazer isso, você vai ter que instalar um plugin ( http://nifelheim.dyndns.org/~cocidius/normalmap/)

    Depois de instalado, a nova opção vai aparecer em Filtros -> Mapear….

  6. setembro 1, 2008 às 2:56 pm

    Olá Diego, gostaria de conversar com você, seria possivel? Se usa Live Messenger, aí está o meu: phmp_4@hotmail.com

  7. outubro 4, 2008 às 4:36 pm

    Grande iniciativa sua Diego. parabens cara!
    Tenho uma duvida crucial para que eu possa desenvolver meus projetos com a Game Engine do Blender:
    – Como faço para publicar uma cena interativa feita com a Engine do Blender no meu site da internet? Existe algum plugin do blender para que o browser leia a cena e toda sua interatividade?
    Grande abraço.

  8. diegorangel
    outubro 9, 2008 às 2:08 am

    Cara, existe um plugin para publicar jogos feitos no blender na internet, mas ele está bastante desatualizado, e já tem um bom tempo que não encontro um link de download que funciona para ele.
    Mas, se você quiser procurar, o nome dele é Blender WebPlugin

  9. bmnei
    outubro 21, 2008 às 11:51 am

    Ola Diego Rangel, gostaria de parabenizá-lo pelos seus trabalhos (muito bom). E também queria de perguntar qual programa vocÊ usou para fazer as texturas do Cool Pinball ( a popósito, o jogo ficou ótimo). Agradeço por enquanto…

  10. diegorangel
    outubro 21, 2008 às 2:11 pm

    Olá bmnei! Obrigado pelo comentário🙂 .
    Para fazer as texturas, usei o “trio parada dura”: Blender, Inkscape e Gimp.

  11. dezembro 12, 2008 às 1:12 pm

    Ola Diego

    Assisti a demonstracao dos seus jogos na BlenderPro 2008 em BH e achei impressionante a qualidade, inclusive o jogo de corrida. Incrível mesmo!

    Parabéns!!!

    \__/
    (oo)
    _|||_

  12. diegorangel
    dezembro 15, 2008 às 11:18 am

    Obrigado Erick!🙂

  13. Renato
    janeiro 9, 2009 às 7:15 pm

    Diego quero falar com vc em Particular: rs_renato@yahoo.com.br
    Grato

  14. diegorangel
    janeiro 15, 2009 às 12:35 pm

    Ola Renato. te mandei uma mensagem. Caso ainda precise falar comigo, é só me reponder .

  15. Renato
    fevereiro 4, 2009 às 7:13 pm

    Oi Diego eu voltei de viagem e já te mandei um e-mail

  16. Renato
    fevereiro 4, 2009 às 7:15 pm

    Oi Diego acabei de voltar de viagem e já te mandei um e-mail.
    Abraço

  17. junho 3, 2009 às 7:47 pm

    Olá sou William Brepohl e tenho algumas dúvidas no Blender, que gostaria que fossem esclarecidas. Estou planejando fazer um jogo em que o personagem está em uma cidade envolta por um nevoeiro, e nesta cidade tem robôs que perseguem o personagem.
    Minhas dúvidas são:
    1)Os olhos do robô tem uma luz vermelha, eu gostaria que esta luz refletise nos objetos como se fosse uma lanterna e não refletisse para todos os lados. Como eu faço isso?
    2)Eu gostaria de saber se preciso do Python para poder fazer o script do robô que corre atras do personagem. E você têm um script assim?
    3)Como eu faço para fazer com que um objeto se choque contra uma parede sem que alguma parte entre na parede.
    4)Como eu faço para mudar o eixo de rotação do objeto?
    5)Como eu faço os “bones”?
    6)Como adiciono efeitos sonoros e Música?

    Grato
    William Brepohl

    • novembro 8, 2009 às 9:43 pm

      E ai William blz. Bem, eu não sou o Diego Rangel, claro. Meu nome é Douglas Fernando e tenho acessado o Site do Diego a alguns dias e como meu enteresse pela Game Engine do Blender e relativo a muitos como vc eu passei a acessar o site do Diego Constantemente. E tem me ajudado muito.
      Bom mas eu estava vendo os comentários e notei suas dúvidas e se vc aceitar quero responder a algumas de suas perguntas. Não querendo tomar o lugar de Diego. Pois ele é o dono do Site e ele sabe bem mais que nóis. Mas se vc quiser aqui vai a resposta da pergunta nº3 do seu comentário.
      Existe uma função no blender que vc pode alterar adinâmica do objeto com cenário sem precisar ultilizar Scripts. Faça o seguinte:
      *Com o blender aberto, adicione um plano sem excluir o cubo padrão.
      *Em seguida posicione o plano de modo que o cubo fique como se estiesse pisando no plano.
      *Feito isso mova o cubo teclando “G” e depois “Z”. Mova-o para cima na altura que vc preferir.
      *em sguida com o cubo selecionado, vá até no botão onde tem um simbolo com uma carinha. Clique nele e apareceram algumas janelas.
      *Ao clicar mo botaão vc verá que mais janelas apareceram logo abaixo do botão que vc clicou. Clique no botão com o nome Actor e no botão ao lado esquerdo do botão Actor clique e vc verá algumas opções de dinâmica. Clique na opção “Rigid Body” vc verá que mais opções de configuração apareceram.
      *Agora sem mexer nas opções, logo abaixo destas opções vc verá um botão com o nome “Bound” clique neste botão e aparecerá um outro botão ao lado. Clique neste botão e scolha a opção “Converx Hull”.
      *Ok. Feito isso vc agora pode voltar para a 3D View do Blender e teclar “P” para dar o Player na Game Engine. Se vc fez tudo isso passo-a-passo
      verá que cubo ao cair reconhecerá o plano e não passará por dentro dele.
      É isso ai kra. Desculpe se me entrometi e espero ter ajudado. caso tenha dúvidas acessa o “youtube” e digite a palavra “Rigid Body” na barra “Pesquisar” e clique na palavra pesquisar. Vc verá muitos vídeos abordando esta questão.
      É isso ai William. Mais uma vez desculpe pela intromissão e espero que eu tenha ajudado. Fik na Paz e Bons Estudos.
      Ass: Douglas Fernando

      • William Brepohl
        janeiro 27, 2015 às 10:11 am

        Obrigado Douglas! Apesar de não ter mais mexido com o Blender agora estou no último ano de Sistemas de Informação. Depois de tantos anos só agora vi que alguém tinha me respondido. Obrigado!

  18. junho 28, 2009 às 7:16 pm

    ola diego, barabéms pelo seus trabalhos, eu gostaria de perguntar uma coiza , você sabe onde poso achar um script python que desative os constraints rigid body joind? mas sen ter que usar scripts para ativar e depois desativar, pelo python, eu ja tenho ese esenplo, eu queria desativar o constraints rigid body joind

  19. Diogo Freitas
    agosto 8, 2009 às 7:26 pm

    Olá Diego, estou com um problema. Estou fazendo um joguinho de carro e qd uso o modulo “PhysicsContraints” para colocar a física no carro e a função “addWeels” para adicionar as rodas no carro, parece que essas funções bloqueiam qualquer outra função q desejo adicionar. Tipo eu estava querendo usar o torque do actuator Motion para fazer as rodas derraparem e a força para atuar sobre o carro, mas essas funções não funcionam qd coloca a função addWeel da PhysicsContraints. Já tentei de tudo e não dei conta. Tem como essas funções do Actuator Motion funcionarem com as funções da Physics adionado no carro.
    Vou colocar o link do joguinho:
    http://rapidshare.com/files/265204903/carro_teste.blend.html

  20. outubro 26, 2009 às 6:21 pm

    Aê Diego. Beleza? Kra sou eu denovo e estou aqui pra saber se vc recebeu meu recado e se vc responder minha pergunta. É que eu perguntei como é que eu preciso fazer pra que o meu computador ofereça suporte à leitura da linguagem “GLSL” materials do blender. Ah! E eu ja encontrei o arquivo pra download e ja baixei aqui no teu blog. Valeu. é isso ai kara fik com Deus e até a próxima.

  21. dezembro 17, 2009 às 11:36 pm

    E ai meu bom amigo Diego. Tudo bem kra?
    Desculpa pela ausencia é que tenho trabalhado e meu tempo ficou corrido agora
    mas aproveitando esse tempo livre passo pra saber se ta tudo bem. E ai, possou no curso? Espero que sim.
    Bom kra, queria te fazer uma pergunta importante que ta me deixando com muitas dúvidas. No game “Duelo de Força” percebi que vc programou um dos carros como adversário comando pala CPU do computador. Minha pergunta é:
    Como é que faz pra programar a CPU do PC pra fazer ela rodar o game junto com o jogador? Voce tem o script ou um Tuto mostrando como fazer? E se tem,
    é só pra jogos de carros?
    Por favor Diego se vc tiver peço que me digas como adquirir pra que eu possa usar em minhas idéias. Fikrei muio agradecido se me ajudar.
    Ah! E se der posta a resposta aqui no teu blog pois eu tô sempre olhando quando posso.
    E queria pedir tbm se vc pode me add no msn. “fernand_douglas@hotmail.com”
    pra eu poder trocar umas idéias com vc pois adimiro muito teu conhecimento da game engine do blender. Então, se vc puder, me add, estarei esperando.
    Diego muito obrigado pelo espaço. Fik na paz e etenha um bom final de semana.
    Deus te Abençoe kra. Abraço, Douglas Fernando.

  22. dezembro 29, 2009 às 12:31 pm

    Fala Diego, blz?

    Parabéns pelos jogos e desenhos! Eu gostaria de fechar uma parceria, se tiver interesse favor me contactar via email.

    Abraço,

    Rafael Coutinho

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