Névoa – game engine
A névoa é muito usada nos jogos em que se precisa criar um certo suspense durante o seu desenvolvimento, mas, ela tem outras utilidades “ocultas”. Uma dessas utilidades é esconder a montagem do cenário, e com isso, diminuir o campo de visão da câmera(e, claro, do jogador 🙂 ), aumentando o desempenho do jogo.
Para utilizar esse efeito no blender, primeiramente você vai ter que estar no modo de visualização “Testured”(Alt+Z = Alterna entre o modo “Testured” e “Solid”).
Vá nos “World Buttons” (F8). Observe a figura abaixo:
Os campos “destacados” pela linha laranja são necessários para configuração do efeito. Vamos entendê-los:
No primeiro destaque(a esquerda), estão os campos de configuração da cor do mundo. Essa configuração interfere diretamente no efeito de névoa, pois é ela que vai definir sua cor. Se for configurada com um valor branco, terá a impressão de névoa mesmo, mas, se configurado para preto, passará a idéia de escuridão. Então, configure de acordo com o seu valor desejado.
Agora, para o efeito funcionar, é necessário ativar o botão “Mist” . Logo abaixo dele temos dois campos importantes:
Sta : É o valor que vai definir a distância, a partir da visão do jogador, que o neblina começará a aparecer.
Di : Define a distância, a partir do valor configurado no campos “Sta”, que o efeito vai durar.
Podemos pensar da seguinte formar: A partir do valor “Sta”, o efeito começar a parecer, e vai até “Di”, quando o efeito já está com o seu valor máximo.
Até a próxima!
mto bom, a algum tempo eu qria aprender como usar névoa, mas apesar de parecer facil eu n conseguia configurar.
parabéns cara!!!
Muito bom mesmo eu tambem tava querendo aprender a criar nevoa. valeu!!
Eu também! Realmente fantástico esses efeitos. Parabéns pelo tutorial!